Os benefícios do treinamento cardiorrespiratório

Quando começamos a nos dedicar à malhação, temos como meta ficar com o corpo trincado e perder o máximo de gordura, certo? Isso é o que todos desejam ao frequentar uma academia, mas, você sabia que, além dos exercícios físicos deixarem os nossos músculos mais torneados e fortes, eles também refletem nos nossos órgãos e metabolismo? Pois é, esse é o caso do treino cardiorrespiratório ou cardio, que é conhecido por fazer os batimentos cardíacos acelerarem e por auxiliar na queima brusca das gorduras. Só que, além de tudo isso, ele ainda trabalha e favorece o coração e também o aparelho respiratório.

No coração, o treino cardio impacta na melhora do retorno venoso e na força do músculo, já no aparelho respiratório aprimora a resistência, pois diminui a sensação de cansaço, depois da prática de uma atividade física. E, a longo prazo, até quando a pessoa que se exercita com regularidade está em repouso, possibilita que seu corpo comece a realizar as atividades da vida diária com menos esforço e gasto energético, tornando-se assim “mais econômico”.

Vale lembrar que, apesar de todos esses benefícios, o treinamento cardiorrespiratório também auxilia no controle e na prevenção de doenças como o Diabetes e a Hipertensão, pois melhora o perfil lipídico (quantidade de gordura no organismo) e ainda diminui a pressão arterial, por aprimorar as funções do coração e do sistema circulatório.

Para se realizar o treino cardio pode-se utilizar esteiras, bikes, elípticos, spinning, cordas, mini-trampolins ou, se preferir, apenas ser adepto a corridas e a exercícios calistênicos, que utilizam o peso do próprio corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *